Marketing Pessoal - quer falar sobre isso...



Você sabia que você é o melhor produto do mercado? e que depende de você a qualidade da sua marca?
MARKETING PESSOAL É TUDO!!!!


Saiba como se manter no mercado, tire suas duvidas! aqui você pode falar.




Competência pessoal- Sentir-se feliz e satisfeito
- Estar motivado todos os dias;
- Amar o que faz;
- Fazer sempre o melhor.
-Definir metas pessoais e profissionais
- Sonhar;
Competência profissional- Escolher a profissão certa;
- Fazer cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento;
- Atualizar-se sempre
- Aceitar desafios, e não desistir dos objetivos
Muitas pessoas ficam nervosas ou ansiosas quando se deparam com uma entrevista de emprego. Devemos ficar atentos ao nosso comportamento durante a entrevista para causarmos uma boa impressão



Planejamento: é a palavra chave para você começar, planeje a sua carreia profissional, o seu currículo, horários,
disponibilidades, mantenha-se atualizado sobre o mercado a economia, o que está acontecendo no mercado de trabalho, quais as tendências, a oportunidades, mostre uma pessoa que busca conhecimentos alem de uma vaga no mercado.
Prepare-se par o mercado, pois ele muda todos os momentos;



Entrevistas de emprego, como se Comportar e ter um resultado positivo?
*Ao ser chamado, antes de entrar, pare na porta, cumprimente e peça licença para entrar fazendo isso de forma tranqüila;
*O aperto de mão deve ser firme e natural, não sacode a mão da pessoa que te recebe;
*Procure não fazer muitos gestos com as mãos, ou com o corpo;
*Não use gírias, trejeitos e evite mascar chicletes ou balinhas
*Procura ir de trajes adequados e formais, não utilize acessórios exagerados ou maquilagem extravagantes;
Durante a entrevista, seja natural e espontâneo. Caso não entenda uma pergunta, não tenha vergonha de questionar, dizer que não entendeu a questão e pedir para o entrevistado repetir, mostre-se enteressado e disposto a aprender.
Se você se disponibilizou a ir a essa entrevista é porque você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo. Portanto, é preciso haver um encontro de interesses para dar certo.



(Marketing Pessoal é a capacidade individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais, é um processo permanente de manter uma convivência entre a equipe, clientes internos e externos e toda a sociedade em geral) l trata de melhorar sua imagém, desenvolvendo importantes habilidades de percepção, convívio social e profissional, liderança e carisma e personalidade.
Trabalhar o marketing pessoal é adquirir um diferêncial considerável, sua imagém vale muito, e pode abrir ou fechar as portas de um mundo de oportunidades.
Invista em você ...


MARKETING PESSOAL

Porque é importante para sua vida profissional?

Percorrer o caminho do desenvolvimento pessoal através do marketing pessoal proporciona-lhe um conjunto de mais-valias tanto para a sua vida privada como para a sua vida profissional,

Definir acções especificas direccionadas para cada objectivo é a etapa complementar do seu Plano de Marketing Pessoal. É importante atribuir tempos a cada acção e estabelecer prazos como uma forma de organização. Veja então como pode de forma prática e objectiva efectuar a organização de metas, objectivos pessoais e respectivos timmings.
§  Target (alvo): quando atingido identifica que o objectivo foi alcançado
§  Controle: Monitorização de um objectivo.
§  Timming: Período estabelecido para a realização de objectivos.
§  Ações: Iniciativas a realizar com o fim de atingir o objectivo.





Estratégia de marketing pessoal
Marketing pessoal deve ser a preocupação de todos os profissionais, novatos ou experientes. Não há um momento sequer em que devemos “baixar a guarda” com relação a isso.

Vender bem a imagem pode começar com “A primeira impressão é a que fica”, como diz o ditado popular, que deve estar sempre em sua mente e que pode ajudar em muitas situações.
Imagine, por exemplo, que você esteja buscando uma vaga no mercado de trabalho. É importante saber apresentar-se bem para as pessoas de seu círculo de relacionamento, sempre cuidando do seu modo de vestir, de conversar, de se comportar, de exteriorizar suas qualificações e qualidades. As pessoas notarão o seu estilo pessoal e postura e baseados na aparência irão recomendar (ou não) você, dando aquele “empurrãozinho”.  
Nos dias de hoje é importante saber como se pode auto-promover é fundamental para alcançar os seus objectivos, para isso abordo num conjunto de artigos a importância de uma estratégia de marketing pessoal bem delineada. Ter uma clara percepção das suas competências e como fazer para tirar o máximo partido dos seus pontos fortes, são algumas das características chave para se saber posicionar na vida pessoal e profissional de forma a alcançar o sucesso. Entender onde se situa e para onde se quer direccionar para assim traçar planos e estratégias focadas no ponto exacto onde pretende chegar.
Seguir um plano de Marketing Pessoal é uma atitude fundamental para conseguir ter consciência de quem é você, e o que quer para a sua vida e assim agir em conformidade com as suas aspirações. Uma estratégia de marketing pessoal é tão importante como delinear um plano financeiro para as suas despesas. Tal como o plano financeiro, que identifica e controla os recursos dos capitais disponíveis, a estratégia de marketing pessoal define objectivos para a sua vida pessoal e profissional.
Se não sabe onde quer ir dificilmente chegará a um sítio que lhe agrade, é necessário saber onde e quando quer chegar para escolher o melhor caminho a percorrer. Caso não o faça tanto se pode perder como caminhar em círculos sem nunca conseguir sair do mesmo sítio.
O facto de não saber onde quer ir pode força-lo a tomar decisões que, não só são perda de tempo como o direccionam para caminhos opostos ao que na realidade desejaria seguir. Eis a razão pela qual é essencial a elaboração de um plano e estratégia de Marketing Pessoal.
Em que ponto se encontra a sua vida?
           É essencial que tenha uma noção concreta do momento em que se encontra a sua vida, quer a nível pessoal, quer no âmbito profissional. Fazer um enquadramento e ponto de situação para depois poder avançar para um plano estratégico de promoção pessoal e profissional ou seja preparar uma estratégia de marketing pessoal com o fim de se realizar enquanto pessoa e aumentar o seu valor profissional.
Qual o ponto da situação
§  Que tipo de pessoa sou e o que estou disposto a fazer para atingir os meus sonhos e realizações?
Entender que tipo de pessoa é, o que o motiva, até onde está disposto a ir pelos seus sonhos é fundamental para perceber os seus limites e a sua real capacidade de alcançar determinado objectivo, podendo ficar a par de quais serão as características a mudar.
§  Sou dinâmico? Sou ambicioso? Sou dedicado? Sou aberto à mudança?
Conhecer-se realmente e compreender os seus pontos fortes e fracos poderá ser um trunfo na sua estratégia de marketing pessoal, descobrir por exemplo que têm uma grande dificuldade em mudar será para si uma oportunidade de crescer, e evoluir como pessoa.
Situação profissional
§  Sou um estudante universitário numa área específica.
Para a criação da sua estratégia de marketing pessoal terá de ter em conta a sua actualidade profissional, caso esteja ainda a estudar têm a oportunidade de enquadrar a estratégia de marketing pessoal nas mais valias que está a adquirir nos seus estudos ou então alterar a sua área para melhor se enquadrar na estratégia.
§  Ou por exemplo, estar integrado profissionalmente na empresa X com o cargo Y.
Caso esteja actualmente empregado terá de ter em conta o seu cargo, se está contente com o emprego que têm, se deseja subir na carreira actual, ou se num pólo oposto o seu cargo profissional não o completa e ai a sua estratégia de marketing pessoal terá de contemplar uma mudança no paradigma profissional.
Conheça o seu Mercado, Identificar oportunidades e ameaças
Seja qual for a área que definiu para a sua estratégia de Marketing Pessoal, é essencial um conhecimento prévio para que seja possível identificar as boas oportunidades e possíveis ameaças.
A seguir são relacionadas algumas perguntas para a reflexão e identificação de oportunidades ou ameaças. A mesma pergunta pode ajudar a identificar tanto uma oportunidade como uma ameaça.
Por exemplo, no caso da pergunta “como está o mercado em que trabalho?”, se o mercado está estagnado ou em declínio, é uma ameaça à sua carreira, o que necessita de acções como investir em novas oportunidades de trabalho. Se o mercado estiver em crescimento, deve-se reflectir em como aproveitar para evoluir profissionalmente.
Imagem e apresentação
§  Que imagem passa para o mercado e para as pessoas?
§  De que forma enquadra essa imagem aos ambientes e situações?
Conhecimentos
§  O que há de novo na sua área profissional e no seu ramo de actividade (e na empresa se estiver enquadrado numa)?
§  Mantém-se sempre informado e desenvolve os conhecimentos que precisa para manter-se competitivo?
§  Consegue surpreender e ir para além do esperado?
Relacionamentos
§  Que impacto tem perante as outras pessoas?
§  Qual a sua reputação?
§  Consegue ter a percepção do que os outros pensam sobre si?
"Quando faço palestras para estudantes, digo que a arquitetura não é importante, o importante é a vida." (Oscar Niemeyer)
Finanças
§  Tem conhecimento de novas regras, leis e outras informações financeiras que podem aumentar os rendimentos?
§  Tem a noção de quais os melhores momentos para realizar certas despesas ou poupar?
Saúde
§  Como regula os factores externos de forma a evitar que o stress do dia-a-dia se transforme em doenças e outros problemas?
§  O que o fragiliza emocionalmente? As emoções debilitadas podem ser factores de doença?

Existem apenas duas maneiras de ver a vida. “Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre.” (Albert Einstein




Identifique sua Missão, visão, valores e política pessoal.
Para desenvolver a sua estratégia de marketing pessoal, necessita olhar para dentro de si e descobrir a sua essência, a sua missão (a sua razão de ser, a sua finalidade), a sua visão (percepção, discernimento, inteligência), valores (princípios e crenças) e política pessoal (a sua forma de agir).
Missão
A missão de uma empresa é a sua “alma”, a sua razão de existência, e deve ir para além do puro materialismo na obtenção de lucros (ou de conquistar bens materiais). E você? Qual a razão da sua existência? O que a faz mover-se, de onde vem a sua força e motivação para viver?
Partindo do princípio que temos todos os recursos essenciais e necessários para conquistar qualquer realização na nossa vida, e que não existem quaisquer barreiras na concretização de qualquer que seja o nosso sonho. Caso pudesse escolher e não tendo quaisquer limites aos seus sonhos pode questionar-se sem pudor de:
§  Qual é o seu apelo à acção?
§  O que mais o realiza?
§  O que o faz sentir-se especial e reconhecido?
§  O que lhe transmite realização pessoal e/ou profissional?
§  Qual o preço que está disposto a pagar para realizar os seus sonhos?
§  Até onde está preparado para ir?
Por exemplo, o seu sonho é a ajuda ao próximo porque alimenta o seu coração ou então administrar sua própria empresa é a realização mais importante para si neste momento.
Por norma todos nós já sabemos o que precisamos, no entanto temos muita dificuldade em reconhecer e assumir esse sentimento dentro de nós. Se olhar à sua volta, o mundo representa essa ausência de realização e é reflexo de nossas escolhas. Será que as verdades impostas pela sociedade tem sido uma resposta positiva? Será que anular os nossos sonhos representa uma solução? Escutando o seu coração e tendo em conta os seus sonhos e realização, que escolhas vai fazer daqui para frente? E não tente abafar seus desejos em função de sua situação actual. O potencial do Ser Humano é imenso e capaz de transformar tudo aquilo que desejar. Passo-a-passo, dia-a-dia, você poderá alcançar seus objectivos mantendo o foco e a disciplina.
A missão de uma empresa é a razão de sua existência, que sempre deve ir além de gerar lucro (ou de conquistar bens materiais). E você? Qual a sua razão?
Visão
A maioria das declarações de visão pessoal giram em torno de a pessoa ser uma pioneira em um nicho específico, e com a diferenciação e qualidade tornar-se reconhecido no meio social e profissional.
§  Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos?
§  Como você se vê com 60 anos?
§  O que deseja ter realizadado?
§  O que deseja ter mudado?
§  Como espera ser visto pelas pessoas de sua convivência?
§  Que tipo de exemplo deseja ser?
Valores
Os valores representam as crenças sobre as quais regemos a nossa vida, em que é que acreditamos que nos torna especiais e melhores pessoas e profissionais.
Exemplos de valores – honestidade, respeito às pessoas, às lei e ao meio-ambiente, liberdade, fé, boa vontade, fidelidade, amor e valor próprio, entre outros.
§  Quais valores o fazem parar e pensar antes de agir?
§  Que valores gostaria de inserir na sua vida?

Política Pessoal
A nossa forma de agir e como colocamos em prática a nossa missão, visão e valores representa a nossa politica pessoal. As opções que escolhemos e as regras que estabelecemos sobre nos mesmos definem a consistência e firmeza com que percorremos o caminho que definimos para alcançar as nossas realizações.
Por exemplo: suas regras de como administrar as finanças, a metodologia que adopta na educação dos filhos, os limites que estabelece entre os amigos e a esposa / o marido.
Acredite: estabelecer regras que orientem suas decisões não só facilita o alcance dos objectivos, como também permite liberar sua mente para coisas mais importantes.
Quais as competênias? Conheça suas forças e fraquezas
As áreas vivenciais ou de conhecimento que podem representar uma mais valia para uma estratégia de marketing pessoal têm um papel fundamental no grau de sucesso da estratégia. Áreas que podem ser tidas como forças ou oportunidades de melhoria. É fundamental fazer a avaliação de cada uma destas áreas importantes para o processo de criação de uma estratégia de marketing pessoal.
Veja então as diferentes áreas de competências que definem as suas forças ou fraquezas:
Apresentação
§  Como sente o impacto da sua imagem perante os que o observam?
Conhecimentos
§  Seja no trabalho, família, amigos ou faculdade, em que áreas/actividades/ conhecimentos sobressai perante os demais?
§  Em que actividades se sente completamente seguro de si, que domina bem? Haverá possibilidade de desenvolver esses seus conhecimentos em actividades diferenciadas?

Finanças
§  O que representa para si o dinheiro?
§  Qual a sua ligação com o dinheiro?
§  É uma pessoa que gasta tudo, que gosta de manter as finanças equilibradas? Ou gasta menos do que o que ganha e até consegue ter algumas economias?
§  É uma pessoa impulsiva na forma que gasta o dinheiro? Ou pensa muito antes de investir as suas economias?
§  Quais os seus parâmetros quando faz as suas compras? Tem funcionado?
§  Sente-se feliz com a sua situação financeira actual, tendo em conta a relação receita/despesa?
§  Acha-se uma pessoa dinâmica e produtiva?
§  É uma pessoa com iniciativa ou esta sempre à espera que lhe dêem ordens?
§  Precisa melhorar suas técnicas de organização?
§  Costuma ser cumpridora com prazos e compromissos assumidos?
§  O seu método organização é funcional e responde a todas as suas necessidades?
Relacionamentos
§  Qual o impacto que causa nos outros?
§  Sente que atrai a presença das pessoas, ou sente que o evitam?
§  Tem facilidade em fazer e manter amizades?
§  Como é conhecido pelas outras pessoas?
§  Como avalia os seus relacionamentos?
§  Costuma aprofundar as amizades ou apenas tem conhecidos?
§  Como está seu relacionamento com as pessoas mais próximas?
Saúde
§  Tem algum cuidado com o seu bem estar e saúde? Cede facilmente quando sujeito a muito stress?
§  Você está satisfeito com a sua saúde em geral?
§  Alguma mudança que gostaria de fazer?

Cidadania e voluntariado
§  É apenas uma pessoa crítica ou tem iniciativas de mudança e melhoria como individuo?
§  É uma pessoa altruísta?
§  Nas suas atitudes tem em conta o impacto que terão sobre os outros?
§  Como contribui para que a nossa sociedade seja cada vez melhor?
§  Sente-se feliz pela sua forma de agir perante os que o rodeiam?
§  Participa de forma activa e manifesta-se em relação aos assuntos e decisões que influenciam sua vida e a das outras pessoas? Ou apenas critica.
Conhecer melhor as suas competências permite-lhe definir claramente onde se encontram as suas forças, aquilo em que é realmente acima da média podendo obter mais valias para a suas vida oriundas dessas características especiais da sua personalidade.
Tal como têm muito a ganhar sabendo onde estão as suas mais valias, descobrir e aceitar as suas fraquezas, poderá ser bem mais importante para si. Por norma os bloqueios no seu sucesso encontram-se ligados aquelas coisas que você não gosta e têm bastantes dificuldades em lidar.
Aprender a desbloquear as suas fraquezas pode ser tudo o que lhe falta para atingir o seu sucesso, mas para isso terá de as aceitar abertamente. Por tudo isto é de uma importância vital para a sua estratégia de marketing pessoal descobrir e aceitar as suas forças e fraquezas de forma a beneficiar de ambas.

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