FALANDO SÉRIO... Ética Profissional.

Ética Profissional


Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao carater do individuo.

A ética é um conjunto de valores que estão ligados a vários fatores que influênciam o comportamento de cada individuo, de um determinado grupo ou comunidade, vinculando-se a um comportamento geral da própria sociendade, que impõe regras,  limites, e ao mesmo tempo deixa esse mesmo individúo livre pra agir conforme a sua própria moral, costmumes e virtudes que dão sentido a sua própria existêntcia
A ética estará sempre ligada às raízes de cada pessoa, porque envolve o meio, a cultura e os princípios de cada um. Quanto ao comportamento na sociedade, podemos nos deparar com limites impostos pela própria sociedade, como a moral, a justiça, as leis, que são exercícios de direitos de cada cidadão, com o propósito de manter a ordem e os limites na sociedade de um modo geral.
A  ética na profissão é tão importante quanto a própria atividade nela exercida, um profissional sem ética, pode ser comparado a um ser sem identidade própria, sem história ou raízes, inadequado a práticas sociais, a confiança a responsabilidade e o compromisso com suas ações profissionais são atitudes éticas e que dão credibilidade ao profissional seja ele de qualquer profissão.
Não importa o nível social ou profissional que você encontra-se, manter os bons costumes a integridade e o compromisso são de grande importância para uma convivência saudável. A ética e a moral têm que está presente em tudo que formos assumir para nossas vidas, seja no trabalho, nos negócios, na família, as nossas ações sempre vão influenciar as pessoas que nos rodeiam ou que nos admiram, as gerações futuras serão os reflexos do que podemos ser para eles hoje.
Ser ético, correto, honesto, nada mais é, que, agirmos com os nossos próprios princípios, ou instintos que de alguma forma ou momento de nossas vidas foram influenciados pelo meio em que fomos formados, geralmente dos costumes éticos da família, da educação ou ensinamentos que recebemos desde crianças, e que vamos carregá-los por toda vida, apenas vamos moldando- os conforme a realidade em que nos encontramos na sociedade, mas sem fugir das raízes que nos antecedem.
 Márcia Castelo Branco

Noticias,Comunicados